Nossa história

A história do Colégio Projeto se inicia em 3 de dezembro de 1980, criada sob o nome Projeto de Gente – Desenvolvimento e Criatividade da Criança Ltda. tendo como diretor e fundador Renato Luz. Funcionando na época na Avenida Leopoldino de Oliveira, 680, a escola recebe em 1981 o certificado de registro de funcionamento para o maternal e o pré-escolar.

Em 1984, a direção da escola passa a ser de Lenira Bóscolo Valentim Riceto, onde continua sendo até os dias atuais. No ano seguinte tem início a primeira turma de alfabetização, sendo, portanto, o ano da formatura da 1ª turma de Educação Infantil do Colégio Projeto.

Um novo design na fachada do Colégio é feito em 1986, e no final do mesmo ano, mantendo o mesmo design, o Colégio muda de endereço para a Avenida Getúlio Guaritá, 445 no bairro Abadia, onde se encontra instalada até o momento presente.

Em 29 de agosto de 1989 sai a autorização de funcionamento do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais para o funcionamento das 4 primeiras séries do Ensino Fundamental, sendo também iniciado a primeira turma da 1ª série neste ano.

A primeira turma da 2ª, 3ª e 4ª série se inicia nos anos de 1990, 1991 e 1992 respectivamente. Neste último ano o Colégio Projeto passa por reestruturações e adquire novas salas de aula e uma nova entrada com área coberta. Ainda em 1992, buscando incentivar a paixão pelas Ciências, o Colégio Projeto realiza a 1ª Feira de Ciências, evento que no decorrer dos anos se ampliou e cresceu, se tornando a nossa Artcultural nos dias de hoje.

A Educação Infantil passa a funcionar também no período matutino no ano de 1994. No ano seguinte, a escola recebe a autorização para funcionamento das turmas de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, sendo 1995 o ano de funcionamento da 1ª turma da 5ª série no período matutino.

A primeira turma da 6ª série do Ensino Fundamental tem início em 1996. Neste mesmo ano, o Colégio Projeto passa por reformas e ampliações na sua infraestrutura e adquire um laboratório de informática e uma sala de vídeo.

Em 1998 o Colégio Projeto recebe o título de melhor escola de Educação Infantil de Uberaba. Outras reformas estruturais são realizadas sendo criado uma nova biblioteca e novos banheiros.

No ano seguinte é construído uma quadra poliesportiva coberta, permitindo aos alunos da 1ª à 6ª série realizarem as aulas de Educação Física no próprio Colégio a partir desse ano, sendo que até então as aulas de Educação Física eram realizadas no Uberaba Tênis Clube (UTC), por meio de uma parceria existente entre o Colégio Projeto e o UTC.

A primeira turma da 7ª série tem início em 2000 e neste mesmo ano o Colégio Projeto firma uma parceria com o Sistema Positivo de Ensino para todas as turmas de Ensino Fundamental. Ainda em 2000 é construído 3 novas salas de aula.

Já em 2002 tem início a primeira turma da 8ª série do Ensino Fundamental e, portanto, a 1ª Formatura de Ensino Fundamental do Colégio Projeto. Neste mesmo ano é construído um novo acesso à escola pela Rua José de Alencar, voltado para os alunos do Ensino Fundamental 2 (6ª à 8ª série). Em busca de incentivar a prática esportiva, neste ano é criado as Olimpíadas Internas do Colégio Projeto, evento que se existe até os dias de hoje.

Uma ampla reforma é realizada no ano seguinte com a construção de um novo prédio com 4 salas de aulas. Ainda em 2003 o Colégio Projeto também adota o Sistema Positivo de Ensino para a Educação Infantil.

Com capacidade para 200 acomodações e um palco, é construído em 2004 um anfiteatro no qual passa a ser realizado todos os eventos do Colégio como Dia dos Pais, Dia das Mães, comemorações da Páscoa, entre outros. Além disso, o Colégio Projeto também adquire um Laboratório de Ciências.
O laboratório de informática passa por reformas e adquire 10 novos computadores no ano de 2007. No ano seguinte, seguindo às regulamentações do MEC, o Colégio Projeto realiza a alteração do Ensino Fundamental de 8 para 9 anos.

Visando promover a leitura e o lado artístico de nossos alunos, em 2009 o Colégio Projeto inicia o 1º Sarau Literário, evento no qual é realizado a apresentação de peças teatrais pelos próprios alunos dos livros que eles leram no decorrer do ano. No decorrer dos anos esse evento foi se ampliando e hoje é realizado em grandes teatros na cidade.
Atendendo a demandas cada vez maiores, o Colégio adquire novos computadores em 2010. No ano seguinte a fachada da escola passa por uma reestruturação e é firmado uma nova parceria para o sistema de livros adotados no Colégio com a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC).

Em 2012 o Colégio Projeto recebe autorização para o funcionamento do Ensino Médio. Neste mesmo ano tem início a 1ª turma da 1ª série do Ensino Médio. Ainda nesse ano é feito uma reforma estrutural e uma repaginada na quadra poliesportiva do Colégio.

No ano seguinte abre a 1ª turma da 2ª série do Ensino Médio. Também em 2013 é realizado a mudança de parceria para o fornecimento de material didático com a FTD Sistema de Ensino, empresa na qual é parceira até os dias atuais. Buscando desenvolver cada vez mais a parte social de nossos alunos, neste ano é implementado para o Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º Ano) as aulas de Filosofia, onde é debatido diversos assuntos da atualidade e de interesse coletivo.

Uma grande reforma na área da Educação Infantil é realizada no ano de 2014, sendo criado o “Projetinho” com 4 novas salas de aula, parque coberto, banheiros adaptados para crianças de 1 a 5 anos, brinquedoteca com variados jogos pedagógicos e sala do soninho. Também é construído neste ano um novo Anfiteatro com capacidade de acomodação para 200 pessoas e novos banheiros adaptados para deficientes físicos.

Além das aulas de Inglês que são adotadas do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, o Colégio Projeto também coloca em sua grade curricular a disciplina de Espanhol para as turmas de 6º ao 9º Ano no ano de 2015.

Em 2016 reformas são feitas em ambos os acessos do Colégio, tanto na entrada e saída dos alunos do Ensino Fundamental, quanto no Projetinho. Ainda neste ano, para melhorar ainda mais a qualidade de ensino oferecida aos alunos, o Colégio adquire uma máquina de xerox colorida.

No ano seguinte uma nova entrada na área da secretaria é realizada. Já em 2018 o Colégio Projeto passa por reestruturações para acessibilidade de pessoas deficientes físicas.
Atendendo às novas exigências e normas do Corpo de Bombeiros, o Colégio Projeto realiza em 2019 uma ampla reforma com instalações de hidrantes, caixa d’água, sistema de alarme contra incêndio, e várias outras adequações. Aproveitando a reforma e buscando atender melhor os pais de nossos alunos, o Colégio Projeto também constrói uma nova sala de reuniões de pais, e uma nova copiadora preto e branco.

Após quase 4 décadas de atuação constante na educação em Uberaba, o Colégio Projeto é reconhecido e lembrado como referência na educação da cidade e apresenta projetos pedagógicos sólidos que promovem o desenvolvimento do cidadão uberabense.
Apesar disso, o Colégio Projeto se renova a cada ano, buscando novas formas de aprendizado que envolvam o aluno, planejando, executando, avaliando e refazendo projetos, tendo consciência de que a educação nunca estará finalizada, sendo sempre possível o constante aprimoramento dos processos pedagógicos e didáticos.